Geral

Nova diretoria da União dos Artistas

Em assembleia geral e posse na sequência, na terça-feira, 3, quando completava 162 anos de fundação, a Sociedade Musical União dos Artistas elegeu e empossou sua diretoria, reconduzindo o presidente Giovani Sebastião Cardoso para mais um mandato.
Como vice assumiu João Carlos Nunes da Silva, diretor Financeiro Vilmar Machado, de Patrimônio Flavio Ricardo Marçal, de Comunicação Edyara Silveira, primeiro diretor suplente Márcio Mattos Carneiro, segundo diretor suplente Fabio Fernando Lisboa do Prado e terceiro diretor suplente Daniel Silveira Pereira. Para o Conselho Fiscal, foram eleitos e empossados Éder Cid Ventura Carpes, Joel Antônio Lorenzoni, Diego Cordeiro, Bruno Martins Costa, Bruna Magalhães e Lucas Gabriel dos Santos Rodrigues.
162 anos da Sociedade Musical União dos Artistas
A Sociedade Musical União dos Artistas, fundada pelo maestro Luiz Augusto Werner, um grande apaixonado pela arte musical em 03 de maio de 1860. Com apenas sete meses de existência a Sociedade Musical União dos Artistas regida por Pedro Nolasco, fez parte de um espetáculo de gala que a sociedade lagunense promoveu no Teatro 7 de Setembro (onde hoje funciona o Centro Cultural Santo Antônio), em homenagem ao Monarca Imperador D. Pedro II, pela passagem de seu aniversário, dia 02 (dois) de dezembro de 1860. Alí iniciava a assim sua longa caminhada. A vida desta velha corporação musical está intimamente ligada a tudo que diz respeito à comunidade lagunense, como a participação em 25 de março de 1885, na despedida dos 21 voluntários lagunenses que embarcaram para a guerra do Paraguai, sendo conduzidos pelos acordes da “União dos Artistas”. Ela também abrilhantou quermesses para angariar fundos para a construção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, para reconstrução do Clube Congresso Lagunense, entre outras ações, escrevendo seu nome e deixando nas linhas da história lagunense sua própria história. A “União dos Artistas é uma das peças mais raras e mais valiosas deste Museu Histórico que é a própria cidade de Laguna, no orgulho nossa terra, de Santa Catarina e do Brasil, já que se trata da sociedade musical amadora mais antiga de nossa Pátria. É um atestado vivo da capacidade e tenacidade do povo que preserva sua cultura e sua história. Preservada hoje pelo esforço de seus músicos, que ainda continuam levando através de seus acordes, alegria e a certeza que sua história não será esquecida. Ao longo de sua história apresentou-se em inúmeras procissões, missas, passeatas cívicas, grandes regatas, inaugurações, comícios, partidas de futebol, Projetos Encontro das Nações e Musica na Praça, encontro de bandas, festival de bandas, encontro interestadual de bandas em Erechim no Rio Grande do Sul, festas da tainha, carnavais e funerais de importantes personalidades e festas dançantes nas sociedades recreativas lagunenses. A entidade que ainda dia 3 elegeu sua nova diretoria, tem como presidente Giovani Sebastião Cardoso.
Alguns Ex Presidentes
Entre ex-presidentes aparecem: Antônio Bessa, Manoel dos Santos Bessa, Agenor Bessa, Antônio dos Reis, Dorival de Oliveira, Valéria Santanna Tavares, Sandra Pereira e Mauricio José Espíndola.

Deixe seu comentário