Geral

Projeto “Ler é Viajar” promove visitação na Biblioteca Pública

A educação sempre traz a ideia de que a sala de aula pode ser e estar em qualquer lugar, desde que as ações sejam intencionais e bem planejadas. Um exemplo são os trabalhos realizados por alunos da Escola Agrícola Índio Guimarães, de Parobé, que desenvolve o projeto de leitura “Ler é viajar”, com as turmas do 4°/5° ano, mediados pela professora Kelly Regina, que prevê visitação à biblioteca pública no centro histórico e o desenvolvimento de práticas de leitura.
O projeto tem a meta de instigar e estimular nas crianças o hábito e o prazer de ler, aprender e localizar livros nas bibliotecas, reconhecendo que essa é uma prática para toda a vida.
No primeiro contato com o espaço da Biblioteca Municipal Romeu Ulysséa, aqui no Centro da cidade, os estudantes conheceram a forma de organização dos acervos, fizeram carteirinhas de leitor e pegaram seu primeiro livro emprestado, reconhecendo também a responsabilidade por ele. As visitas acontecerão mensalmente ao longo do ano.
Ainda sobre textos, os alunos visitaram a sede de uma rádio local, aprendendo mais sobre o “Gênero textual Notícias” e puderam conhecer o funcionamento deste meio de comunicação tão importante, com participação na programação ao vivo.
Segundo a Diretora Eliane, “com aulas dinâmicas e interativas, buscamos aprimorar a leitura e a comunicação oral das crianças, oportunizando o desenvolvimento dessas habilidades tão importantes.”

Deixe seu comentário