Saúde Variedades

Vacinação contra gripe começa na 2ª feira

Vacinação

Todas as unidades de saúde do município com salas de vacina terão disponíveis, a partir de segunda-feira (25), a vacina da gripe. A imunização contra o vírus influenza, o H1N1, será realizada gratuitamente nos grupos prioritários.
No sábado (30), será o dia “D” de vacinação e todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar no horário do almoço.
Durante a semana, a vacina será realizada nas unidades do interior, no horário a partir das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30. Nos postos com sala de vacina localizados na região central da cidade inicia um pouco mais cedo, às 8h.
De acordo com a coordenadora dos programas de saúde do município, Rachel Copetti, a meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Para a regional de Saúde de Laguna foram destinadas 43.466 doses.
Os grupos prioritários são:
– crianças de seis meses a menores de cinco anos: todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2015, devem receber apenas uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a primeira dose.
-Gestantes: em qualquer idade gestacional. Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez.
-Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.
-Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
-Povos Indígenas: toda população indígena, a partir de 6 meses de idade.
-Indivíduos com 60 anos de idade ou mais deverão receber a vacina da influenza.
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeduacativas.
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).
A vacinação desse grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Obs.: Durante a campanha, a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades, exceto para aqueles já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas.
Saiba mais sobre o vírus da gripe:
Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular a uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite – inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.
Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia (viral ou bacteriana) e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

Locais para Vacinação

ESF Barranceira
Excepcionalmente no Salão Paroquial, rua Marcelino André S/N°.
Enfermeira Responsável: Simone
Telefone: 36441953.

ESF Caputera
Estrada Geral da Caputera (Próximo a Igreja).
Enfermeiro Responsável: Samir
Telefone: 36443248.

ESF Cabeçuda
Rua Deobar Oliveira S/N° (Atrás do CEBEN).
Enfermeiro responsável: Glaucea
Telefone: 36442076.

ESF Campo de Fora (Centro)
Rua Tenente Bessa N° 55 (Em frente do colégio Jerônimo Coelho).
Enfermeira responsável: Patrícia
Telefone: 36476377.

ESF Esperança
Rua Victor Meirelles S/N° (Ao lado casa bar).
Enfermeira Responsável: Aline
Telefone: 36446364.

ESF Magalhães
Rua Nereu Ramos S/N° (Bairro Magalhães).
Enfermeira responsável: Rosinete
Telefone: 36440602.

ESF Mar Grosso
Rua Jornalista Antônio Bessa (Atrás do Posto Leão).
Enfermeira responsável: Janaína
Telefone: 36444826.

ESF Portinho
Rua Antônio Perfeito S/N° (Próximo Enio veículos).
Enfermeira responsável: Germânia
Telefone: 36460174.

EFS Progresso
Rua Orlando Benavenuti Nunes N° 171 (Quase em frente ao Mini Mercado Mape).
Enfermeira responsável: Katie
Telefone: 36460082.

ESF Passagem da Barra (Ilha)
Rua Euclides L. Nascimento S/N° – (Em frente ao Mercado Santa Marta – Passagem da Barra).
Enfermeira responsável: Felipe
Telefone: 3647-1742.

ESF Ribeirão Pequeno
Estrada Geral do Ribeirão Pequeno.
Enfermeira Responsável: Gleice

ESF Vila Vitória
Rua Nereu Ramos S/N° (Bairro Magalhães).
Enfermeira responsável: Janaína
Telefone: 36440911.

Deixe seu comentário