Especial

Viva o melhor do Verão Laguna 2016/2017

O clima quente, os fins de tarde mais longos e principalmente a revitalização e o clima de vivacidade das principais ruas lagunenses denunciam a chegada da estação mais esperada do ano: o verão. Ainda que alguns relutem em aceitar, é fato que a modernização e a qualificação do hábito de consumo passa por um grande processo de reformulação. Pensando nisso e focado na época mais quente do ano, o JL apresenta pelo segundo ano, a partir dessa edição, até 24 de fevereiro de 2017, o projeto “Viva o Melhor do Verão”, apoiado por grandes estabelecimentos de nossa cidade, em seus mais variados setores, que se destacam pelo dinamismo e empreendedorismo e que oferecem ao público, produtos e atendimento de qualidade e de quebra valorizam o nome da nossa Laguna. Em nossa primeira edição confira um roteiro paradisíaco para quem busca o contato com a natureza.

Farol

Farol de Santa Marta

Um dos destinos mais pesquisados no Google, o Farol de Santa Marta é um daqueles lugares perfeitos para quem quer desfrutar de uma vista paradisíaca e ter contato com a natureza. Muito frequentada por turistas, a localidade tem encantos que vão além de seu mar. O Farol, instrumento de sinalização da Marinha, que virou ponto turístico ao acaso, tem seu acesso externo liberado aos visitantes, sendo que o passeio em sua parte interna necessita de agendamento prévio com a Capitania dos Portos de Laguna. Na comunidade, que teve toda a rodovia  asfaltada, recentemente com a inauguração da SC-100, ainda é possível visitar uma bela Capela, enormes sambaquis, sítios arqueológicos, onde as populações pré-históricas utilizavam como depósito de resíduos. Além da Prainha, localizada no “centrinho” , ainda fazem parte do Cabo de Santa Marta: Cardoso, Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. Todas são indicadas para banho e surfe.

 

Trilhas

 

Alvo de grandes discussões nos últimos tempos, vale a pena conhecer a praia do Gravatá, que é uma das preferidas dos surfistas e praticantes de caminhadas e trilhas. A natureza composta por Mata Atlântica, é intocada e não há nenhum tipo de construção no local. Para quem gosta de sossego e uma bela paisagem, é o lugar ideal. O único acesso é feito por trilhas, a pé, através da comunidade da Ponta da Barra. A trilha de acesso à praia tem cerca de 800 metros de extensão. Caminhando, dura cerca de 20 minutos, atravessando dunas e uma vegetação repleta de plantas nativas. A enseada tem 700 metros de extensão, protegida por costões rochosos. Gravatá é o nome de uma flor típica do local, pertencentes a vários gêneros da família das bromeliáceas, epífitas e terrestres. São encontradas em tons amarelo e vermelho. Do alto dos rochedos da praia do Gravatá, ao sul dá para avistar a praia da Galheta, e ao norte, a praia do Tamborete. Ao chegar no começo da trilha, deve-se seguir reto até uma porteira de arame farpado, entrando à esquerda em direção à praia. São 20 minutos de caminhada até o destino.

 

Cachoeiras

Cachoeira

Acordou com desejo de buscar por novas paisagens? A dica é pegar a estrada, mas com o rumo não tão distante. Passando a ponte da Cabeçuda, a esquerda da BR uma “nova Laguna” pode ser desbravada. Na região onde se concentram as localidades de Bananal, Parobé, Ribeirão Pequeno e Ribeirão Grande gratas surpresas podem ser econtradas. Em todas as comunidades, encontram-se saltos e quedas d´água, com destaque para a cachoeira localizada no Parobé. Durante o trajeto, é possível se deparar com capelas a céu aberto, imagens de santos, a famosa “figueira do Tião”, o paredão do Ribeião e a colonia de São Braz.

Deixe seu comentário